História e Oração a São Marcos Evangelista




No dia 25 de abril celebramos São Marcos, o Evangelista. Marcos não foi um dos apóstolos de Jesus, o que surpreende muita gente, pois ao abrirmos a Bíblia Sagrada encontramos o Evangelho segundo São Marcos como segundo livro do Novo Testamento.

Alguns pesquisadores concluem que São Marcos era um daqueles que acompanhou Jesus em sua caminhada após ser capturado no Getsêmani. O que se tem certeza é que São Marcos foi um seguidor de São Paulo e o acompanhou em algumas viagens, como a Chipre e Roma. Inclusive São Paulo faz referência a Marcos na sua Segunda Carta a Timóteo. Em Roma estabeleceu-se como discípulo de São Pedro.

São Marcos morreu martirizado na cidade de Alexandria no Egito, no dia 24 de abril ele foi capturado pelos pagãos, amarram-lhe uma corda no pescoço e arrastaram pelas ruas da cidade, após um dia na prisão, não suportou as dores da tortura e faleceu em 25 de abril, provavelmente entre os anos de 68 a 72. Em 828 seu corpo que lá permanecia em repouso foi usurpado e trazido para Veneza, onde permanece até hoje na Basílica de São Marcos.

Outra curiosidade é o significado do leão alado (com asas) que aparece ao lado de São Marcos em suas imagens.

Cada um dos quatro evangelistas tem um símbolo, a primeira referência bíblica que faz referência a estes símbolos e depois atribuídos aos evangelistas, está no Livro de Ezequiel, e posteriormente citado por São João no Livro do Apocalipse.

A São Marcos foi atribuído o símbolo do leão, pois o seu Evangelho inicia-se com São João Batista, uma voz que brada (o rugido do leão) no deserto, o seu Evangelho ainda destaca Cristo como o Rei do Universo, Ressuscitado reina sobre nós. Posteriormente o leão alado foi adotado como símbolo da antiga República de Veneza, mais conhecida como Sereníssima, a qual tinha grande veneração a São Marcos adotando-o como padroeiro.

ORAÇÕES A SÃO MARCOS

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho. São Marcos, rogai por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho. Amém!

Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bençãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos. Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém!


Ó glorioso São Marcos, pela graça de Deus Pai você se tornou um grande evangelista pregando as Boas Novas de Cristo.
Que você nos ajude a conhecê-Lo bem para que possamos viver fielmente nossas vidas como seguidores de Jesus Cristo.
Consiga para mim, peço-lhe fé viva, esperança firme e amor ardente, paciência na adversidade, humildade na prosperidade, lembrança na oração, pureza de coração, intenção correta em todas as minhas obras, diligência no cumprimento dos meus deveres, constância nas minhas resoluções, resignação à vontade de Deus e perseverança na fé em Deus até a minha morte.
E por sua intercessão e seus gloriosos méritos, Peço isso pelo poder de Cristo, nosso Senhor, que vive e reina com Deus Pai e o Santo Espírito, um Deus para todo o sempre. Amém!