História e Oração a São Marcos Evangelista




No dia 25 de abril celebramos São Marcos, o Evangelista. Marcos não foi um dos apóstolos de Jesus, o que surpreende muita gente, pois ao abrirmos a Bíblia Sagrada encontramos o Evangelho segundo São Marcos como segundo livro do Novo Testamento.

Alguns pesquisadores concluem que São Marcos era um daqueles que acompanhou Jesus em sua caminhada após ser capturado no Getsêmani. O que se tem certeza é que São Marcos foi um seguidor de São Paulo e o acompanhou em algumas viagens, como a Chipre e Roma. Inclusive São Paulo faz referência a Marcos na sua Segunda Carta a Timóteo. Em Roma estabeleceu-se como discípulo de São Pedro.

São Marcos morreu martirizado na cidade de Alexandria no Egito, no dia 24 de abril ele foi capturado pelos pagãos, amarram-lhe uma corda no pescoço e arrastaram pelas ruas da cidade, após um dia na prisão, não suportou as dores da tortura e faleceu em 25 de abril, provavelmente entre os anos de 68 a 72. Em 828 seu corpo que lá permanecia em repouso foi usurpado e trazido para Veneza, onde permanece até hoje na Basílica de São Marcos.

Outra curiosidade é o significado do leão alado (com asas) que aparece ao lado de São Marcos em suas imagens.

Cada um dos quatro evangelistas tem um símbolo, a primeira referência bíblica que faz referência a estes símbolos e depois atribuídos aos evangelistas, está no Livro de Ezequiel, e posteriormente citado por São João no Livro do Apocalipse.

A São Marcos foi atribuído o símbolo do leão, pois o seu Evangelho inicia-se com São João Batista, uma voz que brada (o rugido do leão) no deserto, o seu Evangelho ainda destaca Cristo como o Rei do Universo, Ressuscitado reina sobre nós. Posteriormente o leão alado foi adotado como símbolo da antiga República de Veneza, mais conhecida como Sereníssima, a qual tinha grande veneração a São Marcos adotando-o como padroeiro.

ORAÇÕES A SÃO MARCOS

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho. São Marcos, rogai por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho. Amém!

Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bençãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos. Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém!