SÃO JOSÉ, Patrono das Famílias, dos Pais dos Carpinteiros e de todos os Trabalhadores

Carpinteiro por profissão, pai de Jesus por opção, São José é exemplo de homem, de esposo, de pai e de operário.



São José soube valorizar e respeitar a mulher, numa época em que uma mulher solteira grávida estaria sujeita a uma mortal punição. São José é piedoso, mesmo sentindo-se traído, simplesmente escolheu se afastar, mas não a denunciar publicamente .  


O Anjo do Senhor, em sonho, lhe anunciou de quem era o Filho de Maria, e José, homem de fé e obediência, acolhe Maria como sua esposa.

São José é um pai presente, um pai que educa, pai que acolhe, pai que protege e ensina seu filho a trabalhar.



São José sofreu para o menino Jesus criar, mas nem por isso reclamou daquilo que Deus lhe determinou.

Com Maria teve que fugir, para o Menino proteger, mas a Deus sempre escutou e assim conseguiu vencer.

Soube ser obediente, fiel e companheiro. Se a Ti Deus confiou o seu Filho Único cuidar, quem sou eu para não venerar aquele que, em seus braços carregou o Cristo Jesus, nosso Deus e NOSSO SENHOR?!



SÃO JOSÉ, por Deus foste agraciado para ser o Pai do nosso Salvador, não foi uma tarefa fácil, mas soube cumprir bem com a missão para a qual foste escolhido, por isso nada mais justo que hoje, ter um dia dedicado somente a Ti. És exemplo para todos os homens, para todos os pais e para os trabalhadores. Em nada reclamou, companheiro sempre foi e muito se dedicou para tornar aquele pobre menino num homem que, mais tarde, pela salvação do mundo se entregou.
Que a exemplo de Ti, todos nós saibamos acolher os desígnios de Deus com muita benevolência e dedicação, não medindo esforços para bem cumprir nossa missão. 
SÃO JOSÉ olhai por todas as famílias, recorre a teu Filho Jesus para que Ele abençoe cada lar e renove a esperança de cada pai de família, de cada trabalhador. Mesmo diante das dificuldades, que saibam confiar que toda família é graça de Deus e Deus lá sempre estará toda vez que Nele confiar.
SÃO JOSÉ ROGAI POR NÓS!