Calor, Copinhos de Sorvete e o Perigo do Mosquito da Dengue

Hoje fomos descompromissadamente dar uma olhada ao redor de nosso terreno, do lado de fora, na rua. Nesta pequena vistoria encontramos três potes, sendo dois deles de sorvete. Estes potinhos estavam cheios de água, nesta água havia vários insetos, formiguinhas, larvas de minhoca, barata, etc.





Quem pode garantir que não poderia haver larvas do Aedes Aegypti ali também?

Recentemente estive viajando e lembrei que regiões mais quentes, num calor de 35 graus, como em São Paulo, aonde estive, há estabelecimentos que vendem constantemente esses “copões de sorvete” e não é em todo lugar que encontramos uma lixeira, na maioria das cidades as lixeiras estão disponíveis somente nos centros da cidade, é o nosso caso, em nosso bairro não há nenhuma lixeira pública.

O meu alerta fica para você que costuma descartar lixo na rua, não importa a sua justificativa, eu entendo que é ruim carregar lixo na bolsa ou no bolso, no nosso caso, temos um ponto de ônibus próximo a este local, provavelmente são pessoas esperando o ônibus que consomem o sorvete e descartam esses copos, mas essas próprias pessoas, que costumam pegar o ônibus todos os dias neste lugar, estão mais propensas a se tornarem vítimas deste mosquito.

Este fato hoje me surpreendeu, porque normalmente, quando se fala em combater o mosquito, nossa ação é focada dentro do nosso quintal e normalmente a gente busca verificar vasos de flores, calhas, pneus velhos, etc.


Mas potinhos de sorvete descartados na rua são um perigo a parte. Então da próxima vez que você se deliciar com um sorvete observe bem onde você vai descartar esse potinho. Fica o alerta!