Ir à Missa aos domingos é obrigatório? Leia a Resposta!

Certa vez, uma jovem perguntou enviou uma carta a um padre com a seguinte pergunta:

"Olá padre, sua benção!

Estou com uma dúvida e penso que o senhor poderá me ajudar.
É preciso ir todo domingo ou final de semana à missa?
Eu não tenho conseguido ir e minha mãe fala que é errado, porém eu penso que não adianta eu ir todos os finais de semana se não estiver bem para receber o Corpo de Jesus.
Gostaria de uma resposta, pois isso tem me intrigado muito. Um abraço e que Deus o abençoe!"

Veja o que o padre respondeu:

" Minha cara jovem, se você entende que ir à Missa todos os domingos é uma obrigação, não vá.
Se você entende que ir à Missa todos os domingos é bobagem, não vá.
Se você entende que ir à Missa todos o domingos é muito chato, não vá.
Se você entende que ir à Missa aos domingos é perda de tempo, não vá.
Se você entende que não ir à Missa aos domingos é pecado, não vá.

Vá à Missa todos os domingos, somente nas circunstâncias abaixo:

Quando você entender que ir à Missa é uma resposta de amor a Deus por todo o amor que você recebe Dele constantemente, quando você entender que é preciso alimentar a sua fé com a Palavra de Deus e com o Pão da Vida que é Jesus, quando você entender que você participa de uma grande família e que, quando você não vai seu lugar fica vazio na mesa. Quando você entender que não basta ter fé, é preciso viver a sua fé, quando você entender que o domingo é dia de curtir a família, os amigos, a vida, mas também é dia de curtir o Deus maravilhoso que te ama de todo coração.

Sabe, minha jovem, certamente você já deve ter experimentado aquela sensação de que a Missa não muda. É tudo igual, tudo repetitivo, etc. Lembre-se, porém, que sua família não muda e você a ama, sua escola é a mesma, e você a frequenta, seus amigos são os mesmos e você não se enjoa deles.
Você vai ouvir também de muita gente que ir à Missa só vale quando a gente tem vontade. Eu também acho, mas também acho, querida, que devemos educar a nossa vontade para querer coisas boas que nos fazem crescer, que nos fazem felizes.

Pense nisso!
"

- Texto recebido via Whatsapp - Diz ser verídico, mas não tenho certeza! -


PARA SABER:

Na Missa celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, cada Santa Missa é uma pequena Páscoa. Através dos Tempos Litúrgicos somos convidados, pelo próprio Cristo, a atualizar cada momento da Sua vida feito homem, participando, com Ele, daquele Tempo específico que estamos Celebrando naquele dia. Na Santa Missa o sacerdote se apresenta "in persona Christi", que quer dizer "na pessoa de Cristo", portanto quem preside a Santa Missa é ninguém mais, ninguém menos do que o próprio Jesus, assim como Ele fez na primeira Missa diante de seus amigos naquela quinta-feira que antecedeu a Sua Paixão.

Consideração Final:

Apesar dos vários "não vá" que aparece no texto, eu diria: "vá mesmo quando não sentir vontade", pois só assim conseguiremos educar a nossa vontade para querer as coisas de Deus, quanto mais se pratica, mais se cria o hábito. O terceiro Mandamento da Lei de Deus diz que devemos Guardar Domingos e Festas de Guarda e o primeiro Mandamento da Lei da Igreja afirma que devemos Participar da Missa Inteira aos Domingos e Festas de Guarda, sendo poucas as justificativas que nos isentam de cumprir com estes mandamentos, como no caso de doenças.



ASSISTA ESTA REFLEXÃO SOBRE AS COISAS QUE NOS AFASTAM DE DEUS
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SIGNIFICADO DAS FESTAS JUNINAS
QUANDO PENSO QUE NÃO POSSO NADA, LEMBRO QUE TUDO POSSO...