Mofo no Guarda-Roupa Nunca Mais! Receita de Anti Mofo feito em Casa.

Era sempre a mesma história, chegou a hora de eu sair, ia até meu guarda-roupa e escolhia aquela camisa que já havia imaginado utilizar naquela ocasião, mas para minha surpresa, além de fedida, encontrava a peça cheia de manchas brancas. Era o maldito mofo.

Sempre tivemos problemas com mofo em nossa casa, mas as coisas pioraram e muito depois de uma reforma onde o meu guarda-roupa ficou de frente para a porta do banheiro em meu quarto. Toda a umidade causada pelo vapor do chuveiro se alastra pelo quarto e isto torna o mofo inevitável.

Foi então que lembrei de algumas publicidades que vi na TV onde falavam de um tal de anti-mofo. No supermercado, fui na sessão de materiais de limpeza e procurei pelo anti-mofo, encontrei uma variedade de marcas, porém me assustei com o preço em relação a durabilidade do produto, o preço variava entre sete a nove reais conforme a marca. Lendo as instruções de uso, vi que após um mês deveria descartar aquele produto e comprar outro. Em resumo teria um prejuízo mensal de em média oito reais no combate ao mofo. 

Mas tudo bem, muito melhor gastar oito reais, do que perder uma peça de roupa de oitenta reais.


Eu não comprei o produto na ocasião, pois havia tido o primeiro contato com os chamados anti-mofo naquele momento e sinceramente desconfiei que aquele potinho fosse resolver o meu problema. Então, preferi ir para casa e pesquisar na internet sobre a eficiência de tais produtos.

Porém, para minha surpresa logo me deparei com centenas de receitas de anti-mofo caseiro.

No começo achei super complicado de fazer o tal anti-mofo, porém, com um pouco de paciência anotei tudo e resolvi procurar a matéria-prima para "fabricação" do anti-mofo caseiro.

Comecei ligando em lojas que vendem produtos para limpeza e produtos químicos, liguei na primeira loja não tinha, na segunda não tinha, na terceira... opa! Tinha o tal do CLORETO DE CÁLCIO.

Era uma loja de fácil acesso para mim, inclusive eu deveria passar próximo dela naquele mesmo dia. Não hesitei, passei na loja e comprei um quilo de Cloreto de Cálcio por apenas sete reais.

Para minha surpresa, na mesma gôndola, ao lado do Cloreto de Cálcio, encontrei os potinhos apropriados para colocar o produto. Aproveitei e comprei vários potinhos, custou por pouco mais de dois reais cada recipiente.

Uma pequena observação: o Cloreto de Cálcio deve ser em escamas, ou seja, pequenas lascas. Se você falar que é para fazer anti-mofo os vendedores saberão o produto que você precisa.

 Por que fazer o anti-mofo caseiro ao invés de comprar pronto no supermercado? 

Essa é uma ótima pergunta!
Um 1 Kg de Cloreto de Cálcio custa o mesmo valor de um pote pronto de anti-mofo, porém com um quilo você consegue preparar pelo menos uns dez potes de anti-mofo caseiro. O potinho plástico tem prazo indeterminado, você só precisa comprar uma única vez, desta forma, sua economia ao "fabricar" o produto será de aproximadamente 90%.

AGORA VOU LHE ENSINAR A FAZER O ANTI-MOFO CASEIRO:
O recipiente é dividido em dois potes, um maior com tampa e dentro deste um menor com pequenos furos no fundo.



Coloque aproximadamente três colheres de Cloreto de Cálcio no pote menor, que contém os furos. Não se preocupe, um pouquinho de farelo do Cloreto vai vazar pelos furos, basta limpar o lugar onde caiu. Tampe o pote maior e PRONTO!

Ficou em dúvida???
ASSISTA O VÍDEO QUE AQUI ESTÁ MUITO BEM EXPLICADINHO:

Assista o vídeo e aprenda o passo-a-passo para fazer o seu Anti-Mofo

ANTI-MOFO PERFUMADO (Opcional)



Uma dica, se você quiser dar um cheirinho agradável ao seu anti-mofo, você pode comprar uma essência apropriada (normalmente utilizada para fazer amaciantes de roupas), um frasco de essência custa menos de dez reais e dura vários anos, pois você só utilizará algumas gotas em cada pote de anti-mofo.

CUIDADO!
Agora que você aprendeu a preparar o seu anti-mofo, já entendeu que o mesmo acumula água com o tempo, por isso, tenha muito cuidado onde vai colocar o pote, pois por mais que você acredite que não tem perigo de derramar, pode acontecer. Por isso, antes de colocar o pote em determinado lugar, imagine qual seria o estrago se algo derramasse naquele lugar. Prefira um local onde os danos sejam menores.

O Cloreto de Cálcio absorve a umidade do ar e se transforma
em  líquido que será armazenado no fundo do recipiente.


É isso aí. Espero que você tenha gostado desta receita, se tiver alguma dúvida entre em contato comigo, e envie este post para seus amigos(as) e ajude eles economizarem.

OBSERVAÇÕES:
Se você mora em Curitiba ou região entre em contato comigo que eu lhe indico onde comprar o Cloreto de Cálcio e os potes. O cloreto é muito fácil de encontrar, o pote é um pouco mais difícil, mas não se preocupe, você pode adaptar dois potes de margarina, uma garrafa pet ou outro frasco descartável qualquer. Há vários vídeos no Youtube que ensinam a utilizar frascos recicláveis para fabricar o seu anti-mofo caseiro.