Qual pecado você NUNCA deve confessar ao Padre?

Existe algum pecado que NÃO deve ser revelado ao padre no momento da Confissão?

Não, a resposta é NÃO!

Porém, o que existem são circunstâncias que invalidam a Confissão, tornam a Confissão sem valor perante e corremos o risco de não receber o perdão de Deus.

Para que você entenda em que circunstâncias a Confissão torna-se inválida eu recomendo que você assista este vídeo e depois continue a leitura que vai complementar o que eu falarei no vídeo:


ATENÇÃO LEIA ISTO COM ATENÇÃO!

Este vídeo, se mal interpretado, pode parecer que eu estou incentivando alguém a NÃO confessar ou ainda, omitir algum pecado durante a confissão.

Não é nada disto, entenda:

Assim como todos os Sacramentos, na Confissão também existem passos e ritos a serem rigorosamente seguidos.

Na Confissão, ARREPENDER-SE do pecado e fazer o firme PROPÓSITO de não cometê-lo novamente é indispensável, podendo tornar este Sacramento inválido ou até mesmo fazer com que o pecador cometa mais um pecado durante a própria confissão.


EXEMPLO PRÁTICO:

Um cristão costuma deixar de ir a Missa aos domingos sem nenhum motivo justificável, simplesmente por preguiça. Este é um pecado grave (mortal) pois consta no terceiro Mandamento da Lei de Deus.

Durante a confissão ele revelou este pecado ao padre.

No entanto, não houve em seu coração o verdadeiro arrependimento de ter abandonado tantas vezes a Celebração Eucarística, nem ao menos fez o propósito de esforçar-se para participar da Missa dominical.

Já no próximo domingo, tomado pela preguiça, este filho de Deus deixou de ir a Missa novamente.

Pergunta: Será que ele fez uma boa confissão???

Outra pergunta: O que ele deve fazer, simplesmente deixar de confessar?

Como verdadeiro cristão, ele deve identificar a raiz do pecado, o que o leva a pecar, por que ele sente preguiça de ir a Missa?

São perguntas que somente ele pode responder e descobrir formas de saná-las.

As vezes a preguiça é originada porque a Missa é de manhã e o indivíduo costuma ir dormir tarde, então, porque não procurar uma Igreja onde a Missa seja celebrada durante a tarde ou a noite. Ou ainda, buscar ir dormir mais cedo.

Se Cristo deu a VIDA por mim e por você, qual sacrifício você é capaz de fazer em retribuição ao Cristo?

Não é simplesmente abandonar a confissão porque não consegue abandonar o pecado. Pelo contrário é abandonar o que for preciso para se livrar do pecado e assim poder fazer uma boa e válida confissão e se tornar um cristão melhor.


DIZ O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:

982. Não há nenhuma falta, por mais grave que seja, que a santa Igreja não possa perdoar. «Nem há pessoa, por muito má e culpável que seja, a quem não deva ser proposta a esperança certa do perdão, desde que se arrependa verdadeiramente dos seus erros». Cristo, que morreu por todos os homens, quer que na sua Igreja as portas do perdão estejam sempre abertas a todo aquele que se afastar do pecado.

ASSISTA O VÍDEO DO PE. FÁBIO DE MELO onde ele fala sobre as raízes do pecado.


Recomendo assistir este vídeo também onde eu falo da importância e do porquê devemos confessar os nossos pecados ao Padre: