Bosque do Coelho, Bosque da Páscoa ou Bosque da Usina enfim o Bosque no Centro de São José dos Pinhais

Hoje eu trago para você mais um ponto de lazer e turismo em São José dos Pinhais, é o Bosque do Coelho, que como o nome sugere é um bosque, um lugar com muitas árvores e uma pequena trilha para caminhada além de outros atrativos. Mas não se engane, você não encontrará um coelho perambulando pelo bosque.

Vamos regridir no tempo para compreender a origem do nome atual deste bosque!

As datas exatas eu não lembro, mas foram entre o final dos anos 90 e o inicio dos anos 2000 que algumas obras importantes modificaram o Centro de São José dos Pinhais, dentre elas o prolongamento da Rua Veríssimo Marques que iniciava na esquina da Rua Joaquim Nabuco e seguia cortando o Centro da Cidade até o encontro com a BR-376. Com o prolongamento a rua literalmente cortou alguns terrenos ao meio, dentre ele uma grande área que fazia parte do complexo da Prefeitura de São José dos Pinhais.
Era uma grande área verde, parecido com um bosque nos fundos do paço municipal que cuja eu e outros alunos gostávamos de explorar no intervalo das aulas no Colégio Silveira da Motta, que fica em frente a prefeitura.
Lá havia uma pequena casa de alvenaria, provavelmente um depósito de materiais ou ferramentas e meus coleguinhas, criativos, diziam que uma bruxa morava lá, talvez os próprios funcionários da prefeitura tenham dito isto afim de evitar que as crianças fossem até o local que não era aberto ao público. A casinha foi denominada pelos alunos de "casa da bruxa".

Com o prolongamento da Rua Veríssimo Marques o terreno da prefeitura foi dividido em duas partes, de um lado ficaram os prédios que abrigam a prefeitura e o estacionamento e do outro lado sobrou apenas o bosque que abrigava a "casa da bruxa".
Não passou muito tempo e na parte posterior deste terreno foi construído pelo Governo do Estado um espaço de educação cultural denominado Usina do Conhecimento e no inicio de 2012 aquele espaço verde que era os fundos do terreno da prefeitura finalmente tornou-se oficialmente um bosque e ganhou o nome de Bosque da Usina.


Alguns anos mais tarde o local passou a ser chamado de Bosque da Páscoa, não sei exatamente quando mudou o nome, mas foi com este título que o bosque se popularizou e assim é conhecido por muitos até hoje.
Com o passar do tempo e as mudanças na gestão municipal o bosque virou um mocó de drogados e foi completamente destruído, os poucos transeuntes que passavam por ali eram usuários do Terminal de Ônibus que se arriscavam a usar a trilha como atalho para o Centro da Cidade.

Nesta época eu visitei o local e fiz este vídeo para você:



Finalmente na gestão atual o bosque está sendo revitalizado e ganhou um novo nome: Bosque do Coelho. Isto porque na época da páscoa, desde 2022, a trilha tem ganhado uma decoração especial e um grande coelho (boneco) é colocado no centro do bosque e acontecem apresentações culturais para os pequenos. Eu visitei o bosque recentemente e agora você assistir este vídeo e ver a diferença: