Quem habita em São José dos Pinhais ou na região de Curitiba com certeza já passou pelo Trevo do Bradesco, talvez mesmo sem saber que é assim que chamamos o cruzamento da Rua Joinville e a Alameda Bom Pastor com a BR-376 entre os bairros Costeira e Braga em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
A BR-376, além de ligar Curitiba a Guaratuba, município do litoral sul do Paraná, é também o principal elo de ligação entre a Capital do Paraná com Joinville, maior município do estado de Santa Catarina e também com todo o litoral catarinense até a capital Florianópolis. Além disto, a rodovia segue até o estado do Rio Grande do Sul tornando-se uma opção de acesso à capital gaúcha, Porto Alegre, e até o país vizinho, Uruguai.
Mas vale lembrar que a partir da divisa do Paraná com Santa Catarina a rodovia passa a ser chamada do BR-101, no entanto não podemos negar que trata-se da mesma rodovia, se não fossem pelas placas indicando a fronteira entre os estados os motoristas nem perceberiam tais mudanças.
No inicio, para o motorista que precisava cruzar a rodovia para acessar a Rua Joinville ou a Alameda Bom Pastor era uma verdadeira aventura pois não havia nenhum tipo de sinalização, a única alternativa era parar e esperar uma brecha no fluxo intenso para poder transpor a rodovia. Com o passar do tempo foram implantadas as vias laterais com semáforos e radares com controladores de velocidade de 60km/h e furo do sinal vermelho.
Com certeza melhorou muito no quesito segurança, mas ainda assim ocorriam acidentes, claro que com menos intensidade do que quando a sinalização era precária. No entanto as filas e a demora para transpor o cruzamento, com o passar dos anos, foi ficando cada vez maior.
Nos horários de picos as filas de veículos tomavam conta do cruzamento e devido ao pouco espaço para circulação o caos era generalizado, tanto para quem estava atravessando quanto para quem estava transitando pela rodovia. Os ônibus das linha locais, da empresa Sanjotur, com frequência se obrigavam a furar as filas e efeturem manobras arriscadas para não atrasarem demais suas viagens.
Há mais de uma década os gestores públicos prometiam a construção de um viaduto neste local afim de sanar de vez com este problema, até projetos já haviam sido apresentados, mas nunca saiam do papel.
Finalmente, em meados do ano de 2022, após o anúncio do Governador do Estado, Ratinho Júnior, deu-se inicio às obras da construção do no viaduto, no começo muitos custaram a acreditar, inclusive algumas pessoas chegaram a apostar que as obras logo seriam paralizadas e o que iria tornar ainda mais precária a situação no local.
Mas felizmente as obras avançaram, é certo que parecem atrasadas tendo em vista que a promessa de conclusão é outubro de 2023 e será impossível a conclusão até este prazo, de qualquer forma a cada dia vemos as obras avançarem e a partir de agora eu te convido a ver de perto como estão as obras do tão esperado viaduto que está sendo construído na BR-376 no Trevo do Bradesco.
Neste vídeo, além de entender como será a obra finalizada, você vai curtir um pouquinho das máquinas trabalhando na construção de uma das rotatórias que terão nesta obra.
A BR-376, além de ligar Curitiba a Guaratuba, município do litoral sul do Paraná, é também o principal elo de ligação entre a Capital do Paraná com Joinville, maior município do estado de Santa Catarina e também com todo o litoral catarinense até a capital Florianópolis. Além disto, a rodovia segue até o estado do Rio Grande do Sul tornando-se uma opção de acesso à capital gaúcha, Porto Alegre, e até o país vizinho, Uruguai.
Mas vale lembrar que a partir da divisa do Paraná com Santa Catarina a rodovia passa a ser chamada do BR-101, no entanto não podemos negar que trata-se da mesma rodovia, se não fossem pelas placas indicando a fronteira entre os estados os motoristas nem perceberiam tais mudanças.
No inicio, para o motorista que precisava cruzar a rodovia para acessar a Rua Joinville ou a Alameda Bom Pastor era uma verdadeira aventura pois não havia nenhum tipo de sinalização, a única alternativa era parar e esperar uma brecha no fluxo intenso para poder transpor a rodovia. Com o passar do tempo foram implantadas as vias laterais com semáforos e radares com controladores de velocidade de 60km/h e furo do sinal vermelho.
Com certeza melhorou muito no quesito segurança, mas ainda assim ocorriam acidentes, claro que com menos intensidade do que quando a sinalização era precária. No entanto as filas e a demora para transpor o cruzamento, com o passar dos anos, foi ficando cada vez maior.
Nos horários de picos as filas de veículos tomavam conta do cruzamento e devido ao pouco espaço para circulação o caos era generalizado, tanto para quem estava atravessando quanto para quem estava transitando pela rodovia. Os ônibus das linha locais, da empresa Sanjotur, com frequência se obrigavam a furar as filas e efeturem manobras arriscadas para não atrasarem demais suas viagens.
Há mais de uma década os gestores públicos prometiam a construção de um viaduto neste local afim de sanar de vez com este problema, até projetos já haviam sido apresentados, mas nunca saiam do papel.
Finalmente, em meados do ano de 2022, após o anúncio do Governador do Estado, Ratinho Júnior, deu-se inicio às obras da construção do no viaduto, no começo muitos custaram a acreditar, inclusive algumas pessoas chegaram a apostar que as obras logo seriam paralizadas e o que iria tornar ainda mais precária a situação no local.
Mas felizmente as obras avançaram, é certo que parecem atrasadas tendo em vista que a promessa de conclusão é outubro de 2023 e será impossível a conclusão até este prazo, de qualquer forma a cada dia vemos as obras avançarem e a partir de agora eu te convido a ver de perto como estão as obras do tão esperado viaduto que está sendo construído na BR-376 no Trevo do Bradesco.
Neste vídeo, além de entender como será a obra finalizada, você vai curtir um pouquinho das máquinas trabalhando na construção de uma das rotatórias que terão nesta obra.