Desfiles de 7 de Setembro - Independência do Brasil

Em 1822 o imperador Dom Pedro II, às margens do Rio Ipiranga em São Paulo, gritava "independência ou morte!". Esta é a narrativa "romântica" do dia em que o Brasil deixou de ser um colônia de Portugal para ser um país independente, oficialmente falando, porém, neste mundo globalizado, todos os países são, de certa forma, dependentes entre si.

Enfim, não é sobre isto exatamente que quero falar, hoje eu venho trazer para você os desfiles cívicos que comemoram esta data histórica onde o Imperador do Brasil resolveu romper relações com o Império Português e caminhar por conta própria, tornando o Brasil uma nação soberana independente do domínio de qualquer outra nação.

Para comemorar este ato heróico de Dom Pedro II diversas instituições promovem desfiles cívicos neste dia onde a presença das forças armadas, tanto como participantes como organizadores do evento, é massiva.

E por isso, a partir de agora, você é meu convidado(a) a ver de perto como são os desfiles cívicos militares realizados tradicionalmente na Av. Cândido de Abreu no Centro Cívico em Curitiba.

Nos vídeos abaixo você vai poder ver homens e mulheres das policias civis e militares, guardas municipais, polícia rodoviária federal, defesa civil e as forças armadas marchando e dando seus brados de guerra, bandas marciais executando diversos hinos, desfile hipomóvel da cavalaria, crianças, adolescentes e jovens estudantes das diversas escolas militares e, na minha opinião, o mais impressionantes as diversas viaturas militares como viaturas policiais, caveirão, blindados do Exército, viaturas de Bombeiros, como ambulância do SIATE, Auto Bomba, Escala Magirus, dentre outros.

Aprecie sem moderação:

































Para finalizar, que tal um pouquinho de história? Entenda como aconteceu a proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro II às margens do rio Ipiranga em São Paulo: