A Páscoa não acaba nunca!!!




RECOMENDADO PARA VOCÊ


A Páscoa surgiu da passagem da escravidão para a liberdade do povo israelense, quando liderados por Moisés conseguiram fugir do Egito.

A Páscoa Cristã é a celebração da passagem da morte para a vida realizada por Jesus Cristo através da sua ressurreição ao terceiro dia.

Em ambos acontecimentos percebemos a palavra "passagem" a qual designa o significado de Páscoa.

É notório também que as passagens relatadas são humanamente impossíveis, mas a presença de Deus a torna possível e real mudando a história de um povo. E por Jesus Cristo, mudando a história de toda a humanidade.

RECOMENDADO PARA VOCÊ


Podemos dizer que a Páscoa inicia-se com o Tríduo Pascal já na Quinta-Feira Santa, é celebrada triunfalmente na Vigília Pascal no Sábado Santo e no Domingo de Páscoa, prolongando-se até o Domingo da Divina Misericórdia, oito dias após o Domingo de Páscoa.

São oito dias em que celebramos liturgicamente a ressurreição de Cristo. Diante da importância desta data para nós cristãos, seria impossível celebrar a ressurreição apenas na noite do Sábado Santo e no Domingo de Páscoa, por isso a Páscoa se estende por oito dias, que chamamos de Oitava da Páscoa e que devem ser vividos como um único grande Domingo da Ressurreição em que celebramos a vitória da vida sobre a morte, a Ressurreição de Cristo.

Mas a Páscoa ainda não termina aí, nos cinquenta dias que prosseguem a partir do Domingo de Páscoa vivenciamos o Tempo Pascal, um tempo onde a liturgia nos leva a celebrar os quarenta dias em que Jesus Ressuscitado permanece com seus discípulos orientando-se a dar continuidade a Missão Salvífica designada pelo Pai.

No quadragésimo dia Jesus parte para junto do Pai realizando sua Ascensão (subida) ao Céu.

E cinquenta dias depois, realiza-se aquilo Ele havia prometido, o Paráclito, o Espírito Santo desce sobre os apóstolos e lhes dá a força necessária para dar continuidade a Missão de Jesus, é o dia de Pentecostes.

Hoje os sucessores dos Apóstolos são os sacerdotes da nossa Igreja, eles são os responsáveis por dar continuidade a Missão Salvífica de Jesus Cristo e para isto eles nos convocam, como povo de Deus, a sermos co-responsáveis por levar esta Palavra de Salvação por todo o Mundo.

VÍDEOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ, ASSISTA!

Mas o final do Tempo Pascal ainda não significa o fim da Páscoa, pois em cada Santa Missa, pela ação litúrgica, nós atualizamos o Sacrifício Pascal de Cristo e a sua Ressurreição, portanto em cada Santa Missa celebramos com Cristo a sua Páscoa.

Portanto, não podemos esquecer que celebrar a Páscoa não significa apenas comemorar algo do passado ou relembrar fatos bíblicos, pois a Bíblia é a Palavra de Deus revelada para nós, assim como o Cristo é a Palavra encarnada que habitou no meio de nós, e essa Palavra Viva nos revela o que Deus quer de nós hoje, também nos revela que Deus está sempre e disposto a realizar a Páscoa em nossa vida.

Deus quer realizar a "passagem" da tristeza para a alegria, da incerteza para a esperança, da descrença para a fé.

Deus quer nos libertar de todo e qualquer sofrimento e isto tudo por que Deus é amor.

Portanto, neste tempo da Páscoa, temos a arma mais preciosa para lutar contra tudo aquilo que nos aprisiona, nos entristece ou nos desanima.

Nossa arma chama-se oração, e nunca esqueça nosso caminho é Cristo, nossa verdade é Cristo, nossa vida está em Cristo!

Uma feliz e santa Páscoa pra você e toda sua família!!!


VÍDEOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ, ASSISTA!






RECOMENDADO PARA VOCÊ


Nenhum comentário:

Postar um comentário