O Formoso Rio da Várzea - Ponte Rio Negro - Lapa



O Rio da Várzea é um curso de água localizado no estado do Paraná, sua nascente está aos pés da serra do mar no município de Tijucas do Sul, ainda dentro deste município passa pela localidade de Saltinho onde aumenta sua vazão formando belas cascatas de água.

Este local tornou-se um importante ponto turístico da cidade de Tijucas do Sul chamado de Recanto do Saltinho, é frequentado por banhistas e campistas que buscam passar os finais de semana com sua família em meio a natureza aproveitando a beleza do rio límpido para se banhar.

ASSISTA O VÍDEO:

RECOMENDADO PARA VOCÊ

O rio prossegue seu curso pelas cidades de Mandirituba e Agudos do Sul, onde é responsável por fazer a divisa entre estes dois municípios, adentra o município de Quitandinha onde corta o centro da cidade passando ao lado da Igreja Matriz, prossegue seu curso serpenteando os municípios de Campo do Tenente e Lapa onde também serve como divisor de terras entre estes dois municípios, por fim, vai mais uma vez servir de divisa entre os municípios da Lapa e Rio Negro onde finalmente realiza sua foz nas impetuosas águas do Rio Negro, na divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Este vídeo foi gravado na ponte da Estrada Velha Lapa - Rio Negro, nas localidades da zona rural denominadas Bom Retiro em Rio Negro e São Bento na Lapa.

Antigamente os moradores destas localidades relatavam vários casos e lendas acerca deste rio, além dos casos de visagens a lenda mais famosa, é da cobra grande, que inclusive faz parte do nosso folclore.

A atual ponte de concreto foi construída no ano de 2007 em substituição a antiga ponte de madeira que desabou, sua extensão é de 75,4 metros e favoreceu muito o tráfego de veículos pesados que transportam madeira e gado nesta região.
RECOMENDADO PARA VOCÊ