Nossa Senhora do Rocio, Rogai por Nós!



A devoção a Nossa Senhora do Rosário do Rocio começou na cidade Paranaguá, a cidade mais antiga do estado do Paraná, quando um pescador conhecido como Pai Berê, diante das dificuldades nas suas pescarias, recorreu ao auxilio da Mãe de Jesus e logo em seguida, em suas redes 'pescou' a imagem de Nossa Senhora.  
A partir deste dia as pescarias não só deste pescador, mas de todos os pescadores da região do Rocio passaram a ser bastante fartas.

Em 1686, a população daquele local foi assolada por uma epidemia denominada "Peste da Bicha", devotos de Nossa Senhora recorreram a intercessão de Nossa Senhora sob o título do Rocio, rezaram diante da imagem encontrada pelo pescador Berê e a peste abrandou-se.
Foram muitos os relatos de milagres atribuídos a Nossa Senhora do Rocio, até que em 1813 foi erguida a primeira Igreja dedicada a Senhora do Rocio, em 1902 iniciou-se a construção do atual Santuário, que foi inaugurado dezoito anos depois, em 1920. 
A devoção propagou-se e as Romarias ao Santuário tornaram-se constantes, até que em 1977 o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná.

Rocio é uma palavra originada do Latim e significa orvalho, por isso Nossa Senhora do Rocio é também chamada de Nossa Senhora do Orvalho Matutino ou ainda Nossa Senhora do Amanhecer.
Existem registros de que a primeira festividade em louvor a Nossa Senhora do Rocio aconteceu logo após a construção da primeira Igreja, em 1813, de lá para cá as festas não pararam mais, o dia 15 de novembro tornou-se oficialmente o dia da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Rocio.
O Santuário de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá não para de crescer e hoje já conta com um complexo com total infraestrutura para acolher os romeiros que se achegam. Depois das Missas, as procissões com o manto de Nossa Senhora do Rocio são o principal atrativo celebrativo em louvor a Nossa Senhora do Rocio.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROCIO
Virgem Senhora do Rocio, Mãe, Protetora e Rainha do Paraná, aqui estão os vossos filhos e filhas para invocarem o vosso santo nome e a vossa gloriosa proteção sobre o povo do nosso Estado.
Abençoai as nossas famílias os nossos governantes, a nossa infância, a nossa juventude, os nossos idosos, os nossos pais e os nossos filhos. Abençoai os doentes e aflitos, os esquecidos pelo mundo onde a paz, o amor e a justiça dos homens ainda não se manifestaram. Abençoai, ó Mãe querida, a caminhada do nosso povo rumo ao novo milênio para que o Reinado de Deus, na unidade do Cristo Jesus e pela força vivificadora do Espírito, se instale nos corações e na alma dos vossos fi-lhos de todos os rincões deste pedaço do Brasil. E que a graça abundante do Pai nos transforme nos verdadeiros mensageiros do mundo novo que há de vir, na comunhão da Santíssima Trindade e na grandeza da fé professada por todos os vossos filhos.
Virgem Senhora do Rocio, rogai por nós. Amém!