SEMANA SANTA. Entenda qual a importância desta Semana




A Semana Santa compõe os dias mais importantes da vida de Cristo, da vida da Igreja e por conseqüência da vida de todo cristão católico.

É nesta semana que celebramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os três dias que compõem esta semana, a quinta-feira, a sexta e o sábado, são chamados de Tríduo Pascal, são os dias em que ocorrem o ápice do Mistério Pascal de Cristo que culmina com a Ressurreição.

Entenda o que celebramos em cada dia desta semana:

QUINTA-FEIRA SANTA, neste dia, no período da manhã, todo o Clero, padres, diáconos e demais religiosos de todas as dioceses do mundo se reúnem com o bispo daquela Igreja Particular na sua catedral para celebrarem a Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma.

Nesta celebração são abençoados os óleos que serão utilizados durante o ano para ministrar os sacramentos do Batismo, da Unção dos Enfermos e também é consagrado o óleo do Santo Crisma. Trata-se de óleo de oliva misturados com bálsamo, o que dá um aroma de perfume ao óleo.

Nesta Missa ainda, os ministros ordenados renovam as promessas sacerdotais representando assim, a unidade da Igreja em torno do Mistério Pascal de Cristo.


RECOMENDADO PARA VOCÊ



Ainda na Quinta-Feira Santa, celebramos no período da noite a Santa Missa do Lava-Pés e a Instituição da Eucaristia.


Sabendo Jesus, que era chegada sua hora de cumprir a sua Missão final e com isso retornar para junto do Pai, ele realiza mais um gesto de humildade, lavando os pés dos doze apóstolos, logo após, antes de cear com os doze, ele tomou o pão e o vinho e pronunciou as palavras: "Este é o meu Corpo..." e "Este é o meu Sangue..." e em seguida disse-lhes: "Fazei isto em minha memória!".


Estava ali instituído o Sacramento da Eucaristia e celebrava-se neste momento a primeira Missa, também instituía-se naquele instante o Ministério do Sacerdócio.

RECOMENDADO PARA VOCÊ


SEXTA-FEIRA SANTA, a Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão é dia em que celebramos a morte de Jesus Cristo pregado numa Cruz, segundo os Evangelhos as 15 horas. Este dia é de jejum e abstinência de carne é também um dia dedicado a vigília e oração.


Este é o único dia na vida da Igreja que não há celebração da Santa Missa em nenhum lugar do mundo. O que celebramos é a Adoração da Cruz ou a Celebração da Paixão, normalmente as 15 horas (horário local) em todas as Paróquias do Mundo.


Comer peixe na Sexta-Feira Santa é tradição. Verdade ou Mentira?
ASSISTA O VÍDEO E ENTENDA!


RECOMENDADO PARA VOCÊ


SÁBADO DE ALELUIA, ou Sábado Santo, neste dia, no período da noite acontece a Vigília Pascal, é a Celebração mais importante do ano, também a mais longa.

A celebração inicia-se com a benção do Fogo, no qual será aceso o Círio Pascal, chamamos esse momento de Liturgia da Luz, que simboliza o Cristo Ressuscitado, culminando com a Proclamação da Páscoa.


Em seguida, na Liturgia da Palavra, serão proclamadas nove leituras, sendo quatro leituras, quarto salmos e o Evangelho da Ressurreição. (ainda há uma versão mais longa, pouco usual nos dias atuais, onde teríamos dezessete leituras, sendo oito leituras, oito salmos e o Evangelho).

Após a homília, recita-se a Ladainha de todos os Santos, acontece a Benção da Água Batismal e a assembléia renova as promessas do Batismo.

Em seguida prosseguimos com a Liturgia Eucarística seguindo a celebração como de costume.

DOMINGO DE PÁSCOA, na Vigília Pascal é proclamado o Evangelho da Ressurreição de Cristo, segundo o ano litúrgico que estamos vivenciando, ano A, B ou C, Mateus, Marcos ou Lucas, respectivamente, já no Domingo de Páscoa o Evangelho proclamado também revive a Ressurreição, porém segundo São João.

Este é o primeiro domingo do Tempo Pascal, que se seguirá por cinqüenta dias até o dia de Pentecostes. No sétimo domingo da Páscoa, celebramos a Ascensão do Senhor, completando-se o Mistério Pascal de Cristo.



Saiba o que você não deve fazer na Quaresma.
ASSISTA O VÍDEO E ENTENDA!

Você em que circunstância não deve-se buscar o Sacramento da Confissão?
ASSISTA O VÍDEO E ENTENDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário