Ano Catequético Nacional

 ABERTURA OFICIAL DIA 19 DE ABRIL


Aprovado por unanimidade, em Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, a CNBB realiza em 2009 o segundo Ano Catequético Nacional, celebrando os 50 anos do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959. Com o tema: “Catequese, caminho para o discipulado”, em sintonia com o Documento de Aparecida(DA), e o lema: “Nosso coração arde quando ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (Lc 24, 32-35), esse ano catequético quer despertar para a importância de se aprofundar e amadurecer na fé, levando ao encontro pessoal com Cristo que nos torna discípulos missionários caminhando em direção aos irmãos, à comunidade e à missão. Esse caminho nos inspira ao aprofundamento nas Escrituras, na Liturgia, na Evangelização e na ação Pastoral.

O texto que inspira o Ano Catequético tirado do livro de Lucas, Discípulos de Emaús, nos leva a refletir sobre o encontro com Cristo que se faz presente no Caminho, na Palavra e na Eucaristia. Encontro esse que nos anima à partilha com os irmãos e à caminhada em missão.

O objetivo geral do Ano Catequético é “dar um impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado”. A catequese faz parte da ação evangelizadora, pois toda evangelização também é catequizadora. Portanto catequizar é compromisso de todo o cristão. Ao mesmo tempo necessita-se urgentemente incentivar o encontro pessoal com Cristo que leva ao seguimento e nos torna discípulos missionários agindo concretamente dentro de uma comunidade. Isso se tornará possível se toda a Igreja adotar uma catequese de processo formativo, sistemático, progressivo e permanente.

A abertura oficial do Ano Catequético, nas Paróquias e Comunidades, acontece hoje, 2º Domingo da Páscoa, dia 19 de Abril. Bem vindos(as) a 2009, o Ano Catequético Nacional!




Nenhum comentário:

Postar um comentário