Santo Antonio, muito mais do que um Santo Casamenteiro!





Batizado como Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu no dia 15 de agosto de 1195 em Lisboa, Portugal, e faleceu no dia 13 de junho de 1231 em Pádua, na Itália.

São muitos os feitos de Santo Antonio, o que fez o Papa Gregório IX o declarar Santo em 1232, antes de completar um ano de seu falecimento.

Hoje Santo Antonio de Pádua, Santo Antonio de Lisboa ou simplesmente Santo Antonio, está na devoção de muita gente como o Santo casamenteiro, na verdade a forma como o invocam depende de cada região do planeta, sendo que, como citei, devido a seus grandes feitos ou milagres a lista que lhe cabe como patrono é grande.

As pessoas recorrem ao auxílio de Santo Antonio como:

patrono dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos idosos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é invocado para achar coisas perdidas, para conceber filhos, para evitar naufrágios e para conseguir casamento. (fonte: Wikipédia)



São inúmeras as orações a Santo Antonio, porém alguns escritos não são de origem Cristã Católica, já que o sincretismo também tem devoção ao nosso querido Santo.

Claro, toda oração tem o seu valor e o valor de cada oração [na minha opinião] está intimamente ligado a Fé que depositamos na nossa invocação.

Porém, quando nossa oração tem origem diversa da nossa doutrina, pode, em seu conteúdo, haver algo que difere do que cremos.

Um bom exemplo para ilustrar esta situação é o costume de virar a imagem de Santo Antonio de cabeça para baixo.

Esta não é uma crença católica, é uma simpatia ou superstição.

Entenda um pouco mais assistindo este vídeo:



A Igreja não recomenda e o verdadeiro Católico não é adepto de qualquer simpatia ou superstição, pois do contrário não poderia nem ao menos rezar a oração que Cristo nos ensinou, o Pai Nosso.

Na oração do Pai Nosso dizemos que "seja feita a Vossa vontade!", ou seja, a vontade do Pai.

Tudo é regido pela vontade do Pai e nada segundo a nossa vontade ou até mesmo a vontade dos santos.

Quando pedimos a graça a Santo Antonio, não é ele que realiza, mas sim o Deus Pai que está no Céu e ouve a intercessão poderosa de nosso querido Santo. Portanto, o papel dos santos é nos ajudarem a alcançar as graças concedidas diretamente por Deus Pai.




Por essa razão aqui disponibilizo algumas orações obtidas de fonte seguramente católica e administrados por religiosos da nossa Igreja.

ORAÇÃO DOS NAMORADOS A SANTO ANTONIO
(Fonte: blog.cancaonova.com)

Santo Antônio, que sois invocado como protetor dos namorados, olhai por mim nesta fase importante da minha existência, para que eu não perturbe este tempo bonito da minha vida com futilidades e sonhos sem consistência, mas o aproveite para melhor e maior conhecimento daquele ser que Deus colocou a meu lado e para que ele também melhor me conheça. Assim, juntos preparemos o nosso futuro, em que nos aguarda uma família que, com vossa proteção, queremos cheia de amor, de felicidade, mas sobretudo da benção de Deus. Santo Antônio, abençoai este nosso namoro, para que transcorra no amor, na pureza, na compreensão, na sinceridade e na provação de Deus. Amém.

ORAÇÃO PARA PEDIR UMA GRAÇA A SANTO ANTONIO
(Fonte: blog.cancaonova.com)

Lembrai-vos, ó grande santo Antônio, que o erro, a morte, as calamidades, o demônio, as doenças contagiosas, fogem por vossa intercessão. Por vós, os doentes recobram a saúde, o mar se acalma, as cadeias dos cativos quebram-se, os estropiados recobram os membros, as coisas perdidas voltam a seus donos. Os jovens e os velhos que a vós recorrem são sempre ouvidos. Os perigos e as necessidades desaparecem. Cheio de confiança, dirijo-me a Vós. Mostrai hoje vosso poder e obtende-me a graça que desejo (cite a graça que deseja alcançar) Amém!


ORAÇÃO A SANTO ANTONIO PARA TODOS OS DIAS
(Fonte: www.padrereginaldomanzotti.org.br)

Santo Antonio, curai as feridas da vida sentimental.
Santo Antonio, curai as feridas da vida sentimental.
Santo Antonio, curai as feridas da vida sentimental.

Santo Antônio recorremos a Vós porque sabemos que o casamento é uma vocação abençoada por Deus. É o Sacramento do amor comparado ao Amor de Cristo para com a Igreja.

Abençoai todos aqueles que se sentem chamados ao matrimônio.

Santo Antônio ajudai que o namoro e o matrimônio sejam alicerçados pelo amor sincero e pela verdade constante.

Coloque no coração dos namorados e dos casais, verdadeiros sentimentos de afeto.

Fazei com que contemplem um ao outro e busquem uma união abençoada por Deus, para que os namorados e os casais sejam capazes de vencer os possíveis problemas familiares e conservem sempre vivo o amor, para que nunca falte a compreensão e a harmonia familiar.

Oh! Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai deste mesmo Jesus, a graça que Vos peço e Vos imploro do fundo do meu coração.

(Faça agora o pedido da graça)

Santo Antônio, Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem agora Vos implora, mas antes fazei valer o Vosso grande prestígio junto a Deus para atender-me nesta insistente súplica.
Santo Antônio, pedimos por aqueles que desejam o matrimônio, que encontrem pessoas que venham formar uma família católica.

Por aqueles que a vida lhes deixou só, separados, solteiros e viúvos que encontrem a felicidade nesta forma de viver.

Santo Antônio proteja e defenda de todos os perigos, afaste de mim e do meu lar todas as tribulações.
Me proteja em todos os empreendimentos, me inspire na prática do bem e na busca da vida eterna.
Santo Antônio, rogai a Deus pelos namorados.
Santo Antônio, rogai a Deus pelos casais.
Amém!

Assista também: