Agosto, um mês todo dedicado as Vocações!




A cada mês do ano a Igreja Católica dedica a uma devoção em especial. Em 1981 a CNBB instituiu o mês de agosto dedicado as vocações, dentre as devoções da Igreja agosto é um mês bastante lembrado porque movimenta toda a sociedade, inclusive aqueles que não partilham da fé católica, já que a Igreja a celebra também o dia dos pais, lembrando a vocação ao matrimônio, movimenta também o comércio em geral devido aos mimos comprados tanto para os pais, como também para os religiosos leigos e ordenados como catequistas e padres, respectivamente.


O primeiro domingo do mês de Agosto é dedicado a vocação sacerdotal

O padre é um vocacionado ordenado, somente ele é capaz de tornar presente através dos ritos litúrgicos, a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é pelas mãos do padre que o pão e o vinho se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, um mundo sem padre é um mundo sem Eucaristia. O dia do padre é comemorado no primeiro domingo do mês de agosto em virtude da festa litúrgica de São João Maria Vianney, patrono dos padres, que acontece no dia 4 de agosto. Neste dia costuma-se também comemorar o dia dos diáconos, em virtude do dia do seu patrono, São Lourenço, celebrado em 10 de agosto.


Padre Marcelo Rossi canta ao vivo "Tudo é do Pai", assista:

O segundo domingo é dedicado a vocação familiar, é o dia dos Pais.

O pai é o membro chefe da família, responsável por levar o sustento físico e espiritual e por seu exemplo educar os filhos. O segundo domingo de agosto dá inicio a semana da família, constituir uma família, criar e educar os filhos, acolher, proteger e compartilhar a vida com uma esposa, sem dúvida é uma vocação, por isso o dia dos pais está no calendário deste mês vocacional.


O terceiro domingo do mês de agosto é dedicado aos Vida Consagrada.

Este domingo é dedicado a todos aqueles que consagraram sua vida a Deus, os religiosos mais conhecidos são as freiras ou as irmãs, também temos os freis leigos e as diversas comunidades de irmãos e irmãs consagrados a Deus. Os religiosos consagrados dedicam sua vida a oração e a caridade. No dia 15 de agosto celebramos a Assunção de Nossa Senhora. Maria sem dúvida dedicou a sua vida a Deus pelo seu "sim" ao conceber no seu ventre o Filho de Deus, Jesus Cristo.


Santa Paulina, grande exemplo de vida consagrada. Assista:

O quarto domingo, é dedicado as Vocações Leigas e aos Catequistas.

O quarto domingo é dedicado a todos os católicos leigos, que trabalham nas pastorais e ou em missão na Igreja. Estes religiosos são homens e mulheres, crianças, jovens ou adultos de qualquer idade. Quando não há um quinto domingo no mês, este dia também é dedicado ao ministério leigo do catequista. Se houver um quinto domingo, o dia do catequista ganha exclusividade sendo comemorado então no quinto domingo.

Uma forma divertida de homenagear os catequistas. Assista: