Faça um inesquecível passeio virtual por Aparecida do Norte!




Várias pessoas me perguntaram como está Aparecida com a quarentena em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus, o COVID19.

A resposta é simples, mas a situação é muito triste!

O Santuário Nacional de Aparecida foi a primeira Igreja Católica a suspender as celebrações, por determinação da Juíza de Aparecida, no dia 14 de março de 2020, e a partir deste dia Aparecida ficou deserta.


As dependências do Santuário continuaram abertas para visitação por mais alguns dias cumprindo os protocolos de higienização determinados pelas autoridades de Saúde, mas a situação no Brasil se agravou, o comércio foi suspenso e os padres redentoristas também fecharam as portas de vários pontos turísticos do complexo do Santuário, manteve-se aberto somente o acesso ao Nicho de Nossa Senhora Aparecida, ou seja, que quiser visitar o Santuário de Aparecida deverá adentrar a pé, pois o estacionamento está fechado, mas ainda poderá fazer sua oração diante da Imagem Original de Aparecida.

Assista o vídeo abaixo onde eu comento sobre a situação de Aparecida e mate saudades dos tempos de grandes movimentações no Santuário Nacional:

Para quem conhece o contexto econômico de Aparecida sabe que a situação deve estar muito difícil para aqueles que sobrevivem do turismo religioso, que é a maioria da população aparecidense.

É óbvio que os comerciantes em geral estão amargando um prejuízo sem precedentes, são lojistas, ambulantes, proprietários de restaurantes e hotéis, somente recebendo contas a pagar sem nenhuma entrada financeira.

E não é só o povo de Aparecida que sofre com este impacto, existem muitas pessoas que indiretamente sobrevivem graças a Aparecida, são as empresas focadas no turismo religioso em todo o Brasil, muitos coordenadores de romarias e empresas de ônibus.


Ao contrário do que muitos pensam, são poucos os coordenadores de romarias que fazem somente pela devoção sem objetivar algum lucro, alguns vivem disto. E existem muitas empresas pequenas de ônibus cujo o foco principal são as excursões a Aparecida do Norte.

Mas o caso de Aparecida vai muito além de decretos governamentais, diferente de outras cidades, o retorno do turismo vai ser gradativo e demorado, pois por mais que a pandemia chegue ao fim e o comércio volte a abrir normalmente, a maioria das pessoas continuarão cautelosas e tomando os devidos cuidados preventivos. Dentre estes cuidados, grande maioria vai evitar se aventurar em longas viagens. Principalmente porque Aparecida é amplamente frequentada por idosos, que são grupo de risco.

Por fim, o fato de não podermos visitar a Casa da Mãe nos faz redobrar a saudade daquele lugar Sagrado e a vontade de poder estar lá logo é grande. Por isso eu trouxe pra você alguns vídeos para matar a saudade do Santuário Nacional e da cidade de Aparecida. Assista:


Agora você é meu convidado a fazer um passeio pela Sala da Promessas, no subsolo do Santuário e relembrar este um dos lugares mais visitados em Aparecida do Norte:

Para visitar os principais pontos turísticos de Aparecida são necessários vários dias, mas em único dia, se o passeio for planejado é possível visitar vários lugares, veja o que eu fiz em um único dia em Aparecida do Norte:

Agora você vai poder visitar a Basílica Velha de Aparecida e passar diante da Imagem de Aparecida, está imagem é uma fac símile da original que está no Santuário Nacional. No final do vídeo tive uma bela surpresa que me emocionou muito:

Muita gente quer visitar Aparecida por conta própria, ou seja, sem acompanhar uma excursão. E neste caso, é necessário pensar em hospedagem, alimentação, dentre outras coisas. Neste vídeo eu trago estas dicas para você:

Eu amo o badalar dos sinos, o Campanário de Aparecida é composto por treze sinos que além do toque tradicional, tocam "Daí-nos a benção ó Mãe Querida" todos os dias as 12 e 18 horas. Você vai se emocionar:

Uma vista fantástica do Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida lá nas alturas, além de outras coisas interessantes, você curte neste vídeo em que visitei a Cúpula Central do Santuário Nacional de Aparecida:

Que tal percorrer o trajeto completo da Passarela da Fé, mais conhecida como Passarela de Aparecida, neste passeio inédito você percorrer toda a Passarela de Aparecida comigo:

Um ponto muito visitado em Aparecida é Torre da Basílica, lá de cima a visão é incrível de toda a cidade de Aparecida e de algumas cidades vizinhas:

O magnífico Caminho do Rosário, um lugar que poucos tiveram o privilégio de visitá-lo, mas aqui você pode percorrer este Caminho do começo ao fim. Vem comigo!