A Leitura Orante da Palavra de Deus


As Escrituras foram escritas há milhares de anos, no entanto são tão atuais que respondem a todas nossas indagações, anseios e nos orientam para o caminho celestial.

Isto acontece porque apesar do tempo, o povo continua na incessante busca pela felicidade e ainda comete os mesmos erros de seus antepassados, no demais, a vontade de Deus não se modificou.

Aquilo que Jesus Cristo revelou como plano de Salvação Divina continua sendo nossa missão no mundo de hoje.

Portanto, entre as diversas maneiras de ler as Sagradas Escrituras, uma delas é a que chamamos de Leitura Orante da Palavra de Deus, também conhecida como Lectio Divina.

Existe várias maneiras de praticar-se a leitura orante, pode-se realizar-se em grupo ou individual, mas aqui vamos aprender como praticá-la individualmente, porém, com pequenas adaptações pode-se realizar nos grupos pastorais e de oração.

Para bem fazermos uma leitura orante são necessários seguir alguns passos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



1º Passo: O Ambiente

Um dos fatores que contribuem para uma boa leitura orante é a concentração, para tanto é necessário dar atenção especial ao ambiente, que deve ser tranquilo, sem barulhos ou movimentação de pessoas.

O assento deve ser confortável com o intuito de evitar-se movimentações corporais que fazem o leitor desfocar do texto. A posição do corpo também deve ser levada em consideração com o mesmo intuito anterior.

2º Passo: A Oração Inicial

O inicio da Leitura Orante é com a invocação ao Espirito Santo através de uma oração espontânea ou da fórmula tradicional, também pode ser um canto ao Espírito Santo, cantado bem suavemente.

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, Por Cristo Senhor Nosso. Amém!


3º Passo: A Escolha do Texto

O texto não deve ser escolhido aleatoriamente, pode ser desde um pequeno versículo até um capítulo, porém deve ser um texto que o leitor tenha facilidade de compreensão. Um sugestão é optar pelo Evangelho do dia.

4º Passo: A Leitura

A leitura acontece em três etapas:

Leia-se uma primeira vez buscando compreender o texto, visualizando os personagens, o cenário, os diálogos e tema e responda a pergunta: O QUE O TEXTO DIZ?

Leia-se uma segunda vez respondendo a pegunta: O QUE O TEXTO ME DIZ?

Agora chega o momento de perceber o que Deus nos fala através das Escrituras, cada passagem bíblica diz algo ao ser humano respondendo suas necessidades naquele momento.

Leia-se uma terceira vez e responda a Deus através de uma oração.

Após perceber o que Deus falou através das Escrituras está na hora de RESPONDER A DEUS, fazendo um pedido, um propósito e/ou agradecendo pelas graças recebidas.

Para finalizar, pode-se fazer um propósito, assumir um compromisso diante da Palavra de Deus.

Muitas vezes através da leitura orante, Deus nos revela a necessidade de mudanças na nossa vida, e muitas vezes estas mudanças requerem atitudes concretas da nossa parte.

Neste momento, conscientes de poder realiza-los podemos assumir um propósito de mudança em nossa vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Se você quiser começar a praticar agora mesmo acesse: www.bibliacatolica.com.br

LEIA TAMBÉM:

É preciso silenciar para ouvir Deus

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro