Senhor Bom Jesus de Iguape

No dia 6 de agosto celebramos a Festa de Senhor Bom Jesus de Iguape, uma devoção vinda de Portugal que chegou ao Brasil em 1647.

Aprecie os vídeos que eu fiz de Iguape quando estive na Festa com meu saudoso pai Sebastião Ramos e meu amigo Lauro Wons:





Conheça um pouco mais sobre a história da Imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape:

A imagem do Senhor Bom Jesus estava sendo trazida de Portugal num navio no ano de 1647 quando a embarcação foi atacada por inimigos próximo ao estado de Pernambuco. Afim de evitar que a imagem fosse destruída ou profanada, o comandante do navio colocou-a numa caixa de madeira junto com algumas garrafas de azeite e lançou a caixa ao mar.

Algum tempo depois, dois índios que seguiam da Praia da Juréia, localidade pertencente a Iguape, para Itanhaém encontraram a imagem flutuando no mar e a resgataram junto com os outros objetos largados ao mar pelos navegantes daquele navio.

Os índios então enterraram a imagem em pé na areia com a cabeça virada para o nascente e seguiram sua viagem. Ao retornarem encontraram a imagem no mesmo local, porém com a cabeça virada para o poente, um fato que os deixou bastante espantados.

Logo que chegaram ao sítio de seu administrador, contaram o fato e a notícia se espalhou, e assim que se soube pelos vizinhos, resolveram que Jorge Serrano e sua mulher Anna de Góes, seu filho Jorge Serrano e sua cunhada Cecília de Góes, iam ver o que foi contado pelos índios, acharam a santa imagem, a colocaram em uma rede e a trouxeram alternadamente entre eles, até o sopé do morro da Juréia, local conhecido como rio Verde, onde foram alcançados por moradores vindos da Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, que souberam da notícia, e os ajudaram no transporte até o alto do morro, onde estes prosseguiram até a barra do rio, no bairro Barra do Ribeira, onde os moradores da então vila de Iguape foram buscar a imagem.

Então ela foi levada para um riacho, no sopé do Morro do Espia, onde sobre as pedras, foi banhada para lhe retirar o sal marinho e ser encarnada novamente.

Após ser decorada, a imagem foi entronizada no altar-mor da antiga Igreja de Nossa Senhora das Neves em um sábado no dia 2 de novembro de 1647.

No mesmo tempo em que foi achada a imagem na praia, foram vistas pelo Padre Manoel Gomes, Vigário da Ilha de São Sebastião, cruzar o mar de Norte a Sul, seis luzes iluminando uma grande circunferência, segundo disse o Vigário ao Reverendo Padre Antonio da Cruz, religioso da Companhia de Jesus, e que seja transmitida a todos, e estes louvem ao Senhor como convém, segundo a profecia: Orietur vobis Sol justitiae, et sanitas in pennis ejus (Para vós nascerá o Sol da justiça, e estará a salvação sob as suas asas - Ml 4,2).

Este riacho ficou conhecido como Fonte do Senhor e segundo a lenda, a pedra sobre a qual a imagem foi banhada cresce continuamente, dando origem ao Senhor Bom Jesus de Iguape.

Estes acontecimentos extraordinários em relação a imagem seguidos de muitos outros testemunhos de milagres, fizeram de Iguape um centro de peregrinação que atraí todos os anos milhares de peregrinos, principalmente no mês de agosto em virtude da Festa de Nossa Senhora das Neves, celebrada no dia 5 de agosto, padroeira do Santuário onde encontra-se a Imagem do Senhor Bom Jesus e a festa do Senhor Bom Jesus de Iguape que acontece um dia depois, no dia 6 de agosto.

Fonte: https://www.senhorbomjesusdeiguape.com.br