Nossa Senhora do Carmo, Rogai a Deus por Nós!

16 de Julho - Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Carmo




A história de hoje começa numa montanha localizada na costa oeste de Israel, de onde é possível se avistar o Mar Mediterrâneo, seu nome, Karmel, segnifica "jardim", nós o conhecemos como o Monte Carmelo.


Atribui-se ao Monte Carmelo o lugar onde o Profeta Elias derrotou cinquenta soldados, juntamente com seu chefe e posteriormente mais cinquenta soldados, também acompanhados de seu chefe, que foram enviados pelo Rei de Israel, Ocozias. Elias invocou o auxílio de Deus fazendo descer fogo do Céu que devorou os cem soldados que vieram afim de capturá-lo.


Um grupo de Eremitas, devotos de Elias e da Virgem Maria, se instalaram no Monte Carmelo e lá construíram uma pequena Capela dedicada a Mãe de Jesus, que ganhou o título de Nossa Senhora do Carmo, devido a localização da Capela.

Nascia então, a Ordem dos Carmelitas, que mais tarde foram expulsos de Israel, pelos muçulmanos, vindo a se instalar na Europa e trouxeram com eles a devoção a Nossa Senhora do Carmo.

Era o ano de 1245, quando Simão Stock, o São Simão, piedoso carmelita, foi nomeado na Inglaterra, o Superior Geral da Ordem dos Carmelitas.

Conheça um pouco mais sobre Nossa Senhora do Carmo, assista o vídeo:

Os Carmelitas sofriam conflitos internos e externos, e a Ordem corria risco de sucumbir. Foi no dia 16 de julho de 1251, quando São Simão recorreu a poderosa intercessão da Virgem do Carmelo, que respondendo a sua invocação, numa aparição lhe entregou o escapulário com as seguintes palavras:



“Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário de tua Ordem: isto será para ti e todos os Carmelitas um privilégio. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno”.

Escapulário, palavra originada do latim 'escapula', significa proteção, armadura. O escapulário simboliza a devoção e a confiança na mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora do Carmo.
O Concílio Vaticano II definiu o escapulário como um sacramental de proteção da Igreja Católica, desde sua origem diversos papas utilizaram o escapulário, sendo que a partir do século XX todos os Papas da Igreja o utilizam ou utilizaram.


Em 1276 falecia o Papa Gregório X, 25 anos após a visão de São Simão e o início da devoção ao escapulário, quase 600 anos mais tarde, em 1830 o corpo do Santo Padre foi exumado afim de ser transladado, para surpresa fora encontrado o seu escapulário intacto, cujo hoje se encontra em exposição no Museu se Arezzo na Itália.



ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO
Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do vosso amor e proteção, sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte.
Eu, vosso filho(a) e devoto(a), pronto(a) a vos servir, disposto(a) a vos amar, me apresento a vós e nesta novena faço o meu pedido (peça a graça que deseja).
Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu falar que alguém necessitado, tento recorrido a vós, tenha ficado desamparado.
Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao vosso filho, Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiaram as minhas orações.
Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém!





Conheça o Magnífico Santuário do Carmo em Curitiba, assista o vídeo: