Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rogai a Deus por Nós!




Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é mais um título de devoção atribuído a Nossa Senhora, a mãe de Jesus.

Ao contrário do que estamos acostumados com a maioria dos títulos de devoção aqui no Brasil, onde a origem se dá devido a uma aparição de Maria, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se originou de uma pintura sobre madeira no estilo bizantino atribuída a Andreas Ritzos, porém não oficialmente confirmada a sua autoria.

————— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE —————

O ícone ou quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro revela uma riqueza de detalhes que o torna imensuravelmente belo ao decifrá-lo.

Trata-se de uma imagem de Maria, a mãe de Jesus, com olhar terno e sobre os braços segura o próprio menino Jesus, com olhar assustado, pois sobre Eles 'pairam' os Arcanjos São Gabriel e São Miguel e em suas mãos estão os instrumentos da Paixão de Cristo.

No lado superior direito temos a imagem de São Miguel, ele segura a lança, a vara com a esponja (de vinagre) e o cálice (da amargura) da Paixão de Cristo.

No lado superior esquerdo encontramos a imagem de São Gabriel com a Cruz e os cravos com os quais Cristo foi pregado na Cruz.

Com seu braço esquerdo Maria sustenta firmemente o Menino em seus braços, o protege e acolhe, é o símbolo da Mãe que sempre acolhe e protege seu filho (No caso nós, "Eis aí a tua Mãe!", disse Jesus).

————— RECOMENDO ASSISTIR —————

Com sua mão direita segura a mão do Menino transmitindo-lhe confiança total e ao mesmo tempo parece apontar para o menino, como se nos dissesse "olhe para Ele" ou ainda "Ele é o caminho".

O olhar de ternura de Maria não está voltado para o Menino que ela segura nos braços, mas sim para nós, é com este olhar que Maria sempre nos acolhe e nos socorre nas nossas necessidades.

O detalhe da sandália presa aos pezinho do Menino apenas por um fio, nos faz refletir que mesmo afastado de Cristo pelos pecados, ainda assim, pela devoção a Mãe, há um fio que o une ao Cristo.

O manto na cor vermelha era o símbolo da pureza das virgens na época de Maria.

O véu na cor azul era o símbolo daquelas que eram mães na época de Maria, a virgem mãe de Deus.

A estrela no alto do véu simboliza a estrela de Belém que nos mostra o caminho que nos leva ao Salvador.


————— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE —————

No quadro ainda encontramos algumas palavras em grego, nos cantos superiores encontramos a descrição "Mãe de Deus", sobre a cabeça dos Arcanjos encontramos seus nomes: "São Miguel" e "São Gabriel" respectivamente e ao lado direito da cabeça do Menino Jesus encontramos seu nome: "Jesus Cristo".

Ainda temos mais alguns detalhes muito interessantes sobre os ícone e cujo você poderá compreender melhor visualizando essa maravilhosa imagem abaixo:


CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Eu vos saúdo, ó Maria, Mãe do Perpétuo Socorro. Eu vos saúdo, Rainha do céu e da terra, a cujo império, está sujeito tudo o que existe abaixo de Deus. Eu vos saúdo, Refúgio dos pecadores, cuja misericórdia jamais faltou. Atendei à vontade que tenho de possuir o Amor Eterno, a graça de Deus, a salvação eterna.

Dai-me a graça de ser discípulo de Jesus na santidade dos costumes, no cumprimento dos deveres, no zelo da salvação das almas. Transformai a minha vida em um santuário de virtude onde Jesus seja o centro. Recebei, ó Maria, meus votos e desejos e ofertai-os a Jesus. Quero que Ele receba, por Vossas mãos, os meus obséquios, e por Vosso Coração, o meu coração.

Consagro-me, pois, inteiramente a Vós, e ponho -me inteiramente em Vossas mãos. Em Vossas mãos eu renovo as promessas do meu Batismo; renuncio ao demônio, suas obras, suas pompas. Em Vossas mãos, eu me comprometo a levar a minha cruz, obrigando-me a imitar-Vos. Em Vossas mãos eu deposito o propósito de ser fiel a Jesus, mais fiel do que tenho sido até agora.

Ó Maria, eu Vos escolho por minha Mãe e Mestra. Eu vos consagro tudo o que tenho e tudo o que sou. Eu Vos dou o meu corpo, a minha alma, os meus bens, o meu passado, o meu presente, o meu futuro, as minhas alegrias, as minhas dores, a minha vida, a minha morte, a minha eternidade. Disponde de mim como Vos aprouver. Recebei este meu ato de amor: quero ser Vossa para ser de Jesus. Santa Mãe do Perpétuo Socorro, abençoai-me.

Amém!
————— VIDEO RECOMENDADO —————
DESCUBRA QUANDO NOSSA SENHORA FOI VENERADA PELA PRIMEIRA VEZ, ASSISTA:

————— PUBLICIDADE —————