Oração: Sagrada Família de Nazaré, Nossa Família Vossa é!




A Sagrada Família de Nazaré é o maior exemplo para cada família, as dificuldades sempre vem, mas com a graça de Deus sempre serão superadas.

Ao olhar para a Sagrada Família, muitos poderiam dizer que eles contavam com a benigdade de Deus porque carregavam seu próprio Filho nos braços.

Mas eu diria que a graça Divina se manifestava sempre nesta família principalmente pela obediência. Foi pelo "Sim" de Maria e José que Deus os beneficiava sempre com a sua graça.

Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela Sagrada Família, a começar já na anunciação de Maria, José mesmo acreditando ter sido traído por sua noiva perdoou-a, mantendo-se em silêncio diante da sua gravidez, caso José a denunciasse publicamente, Maria poderia ter sido morta por apedrejamento, conforme determinava a Lei Judaíca.


Superada esta fase, com o auxilio do Anjo que revela a José a verdade sobre a concepção pela graça do Espírito Santo, surge a dificuldade do nascimento do Menino, eles não encontraram um lugar para Maria dar a luz ao Menino, o que lhes restou foi uma cocheira, lugar sujo e fedorento, em meio aos excrementos dos animais. Muito aquém do que vemos nos presépios iluminados e coloridos que vemos por aí.

Logo que o menino nasceu foi perseguido, queriam lhe tirar a vida, a Sagrada Família segue numa pesada jornada, José parte em fuga para o Egito levando Maria e o Menino no lombo de um jumento. Considerando a geografia atual podemos dizer que eles percorreram no mínimo 150km, podendo, porém, terem percorrido mais de 400km dependendo do local no Egito onde eles se refugiaram.

Ao apresentar o Menino no Templo, conforme determinava a Lei, Maria ouve as seguintes palavras do piedoso Simião: "Este menino será causa de queda e reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. - e a ti, uma espada transpassará tua alma!". (Lc. 2, 34)

————— RECOMENDADO PARA VOCÊ —————

Imaginemos o que é para a mãe de um recém-nascido ouvir estas palavras durante a sua consagração a Deus!

E assim foi, conforme diz o Evangelista Lucas "E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens." (Lc. 2, 52)

Jesus crescia numa família humilde, não tinham quase nada de material, somente o essencial, sofreram muitas dificuldades e perseguições, mas o principal não lhes faltava, a plena confiança em Deus. José ensinava sua profissão de carpinteiro a Jesus, enquanto Maria catequizava Jesus na fé Judaica, a religião deles naquela época.

Muito se tem a falar dessa grandiosa família, mas o maior exemplo para todas as famílias do mundo é lembrar que dificuldades virão, perseguições existirão, provações passarão, mas a esperança, a união e a Fé em Deus jamais deve acabar. Ainda que nada tenha-se de material, na família onde Deus é centro nada há de faltar.




ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO A SAGRADA FAMÍLIA

Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.

Oração do Papa Francisco no Angelus do dia 29 de dezembro de 2013



————— VÍDEOS RECOMENDADOS —————
CONHEÇA O SANTUÁRIO DE SANTA IFIGÊNIA A PROTETORA DO LAR
ASSISTA ESTA REFLEXÃO SOBRE AS COISAS QUE NOS AFASTAM DE DEUS