Santa Mãe do Equilíbrio, Daí-nos o Dom do Equilíbrio!



Harmônia, estabilidade, solidez, prudência, moderação, auto-domínio são alguns sinônimos que podem definir a palavra "equilíbrio". Sendo assim, como é bom ter equilíbrio!

Mas nem sempre é fácil manter-se equilibrado. Muitas situações do nosso cotidiano nos tiram a paciência e com isso tomamos atitudes que nem sempre são agradáveis aos olhos de quem vê e mais do que isso, perturbam a nossa mente e o nosso coração.

Para muitos o auto-controle, muito mais do que uma necessidade, é uma utopia, algumas pessoas sonham em poder controlar melhor suas emoções e com isso evitar comportamentos desastrosos, que são tomados, quase que instintivamente, diante de algumas situações e que depois resultam num profundo arrependimento que os deixa inconformadas e abatidas.

Um belo jardim decora o entorno do Santuário

As Sagradas Escrituras em vários momentos citam a sensatez como uma virtude dos sábios e o insensato é taxado como ímpio.

Tomar a decisão de viver com sensatez, não significa que vamos conseguir controlar nossas atitudes quando nos depararmos com situações que provoquem as nossas emoções, por essa razão uma ajuda do Alto sempre é bem vinda, o Espírito Santo é o especialista a nos inspirar a ser sensatos, ou seja, viver o equilíbrio do corpo e da alma. Por isso é muito importante que vivamos no Espírito, que recorramos a Ele constantemente em nossa vida.


Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, também sempre está presente olhando as nossas necessidades espirituais e corporais e como mãe, que se compadece com as necessidades de cada um de seus filhos, Ela sempre recorre a seu Filho Jesus para que Ele nos dê as graças que mais precisamos.

Por isso é importante sabermos que Nossa Senhora está presente também nas ocasiões onde necessitamos a graça do equilíbrio.

Imagem de Nossa Senhora do Equilíbrio no Santuário

Em 1967 um monge, durante suas orações diárias percebia fixamente em sua mente a palavra "equilíbrio", posteriormente quando mexia em alguns objetos no sótão do mosteiro deparou-se com um quadro com a imagem de Nossa Senhora e neste momento teve a Inspiração Divina de proclamar a expressão "Santa Mãe do Equilíbrio".

Mais tarde a imagem foi reproduzida numa pintura e em 1968, em audiência com o Papa Paulo VI, este, ao visualizar a imagem proclamou:

“Santa Maria do Equilíbrio!…
Ah, justamente aquela de que precisamos!”.
O monge então perguntou ao Papa:
“Qual deve ser o dia de sua festa?”

O Papa então respondeu:
“Dela não existe uma festa, porque deve ser invocada da manhã à noite”.

Em Curitiba foi construído o primeiro Santuário dedicado a Nossa Senhora do Equilíbrio. Por um desejo do Arcebispo Emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, devoto de Nossa Senhora do Equilíbrio, a Irmã Aquilina, SF, também devota e propagadora desta devoção, tornou realidade a construção de um Santuário dedicado a Mãe do Equilíbrio nos terrenos pertencente ao complexo do Seminário Arquidiocesano São José.

No vídeo a seguir você vai fazer um belo passeio comigo pelo Santuário de Nossa Senhora do Equilíbrio. Assista:


O jardim ao entorno do Santuário com certeza ganha um destaque a parte, veja mais um pouquinho da decoração externa, a Gruta de Nossa Senhora do Equilíbrio. Assista:



ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO EQUILÍBRIO

Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Daí-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações. Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice…, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.

Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções, desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que me prejudique nem me afaste da Sua Vontade. Daí-nos a graça da paciência nas demoras, do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem, da cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas.

Nossa Senhora do Equilíbrio, rogai por nos e daí-nos o Equilíbrio!


HORÁRIOS DO SANTUÁRIO:

O Santuário dispõe de atendimento individual para aconselhamento, bençãos e confissões, Grupo de Oração e Celebrações Eucarística. Para saber os horários de atendimento e celebrações assista o vídeo disponível acima ou clique aqui.

ENDEREÇO DO SANTUÁRIO EM CURITIBA:
Rua Amadeu Piotto, 4505 - Orleans - Curitiba - Paraná


FONTES:
http://www.significados.com.br/
http://santuarionsequilibrio.blogspot.com.br/
http://blog.cancaonova.com/padreluizinho/2010/08/23/oracao-a-nossa-senhora-do-equilibrio-3/
http://turismoreligiosonordestino.com.br/site/?p=588